segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

5 Dicas de Nutrição para Manter seu Intestino Saudável.

Quando se trata de uma alimentação saudável, grande parte do foco tende a ser colocado em quantas calorias você está consumindo, quanto açúcar você consome, e quantos gramas de proteínas, carboidratos e gorduras dietéticas que você utiliza a cada dia. Embora não haja como negar o fato de que estes são fatores importantes que determinam o seu estado de saúde, é importante não esquecer um elemento crítico adicional: saúde intestinal.

 
5 dicas de nutrição para manter seu intestino saudável
Intestino saudável = corpo e mente saudável
Saúde intestinal representa a saúde global e eficiência do seu sistema digestivo interno, algo que irá impactar em cada parte do seu ser. Se você parar e pensar sobre isso, se seu intestino não está funcionando de forma ideal, isso significa que você não será capaz de obter toda a nutrição dos alimentos que você come, o que pode levar a deficiências nutricionais além de outras questões relacionadas com a saúde. Além disso, grande parte do seu sistema imunológico é realmente alojados em seu intestino, então quando seu intestino não é tão saudável como deveria ser, não se surpreenda se você encontrar-se adoecendo com mais frequência. Alguns dos principais fatores que contribuem para um intestino doentio incluem o uso frequente de antibióticos, dietas que são ricas em carboidratos refinados e alimentos processados, altos níveis de estresse crônico, bem como infecções frequentes.

Dito tudo isso, a boa notícia é que você tem o poder de melhorar a sua saúde intestinal, tomando o controle e garantindo que você permaneça tão saudável quanto você possivelmente pode ser. Vamos compartilhar com você cinco dicas nutricionais que irão ajudá-lo a seguir o caminho para o status de intestino saudável.

1 – Escute a sua avó: Coma vegetais

Quando criança, você ouviu isso uma vez ou outra: coma seus vegetais. Se veio de seus avós, pais, ou de outra maneira, aquelas pessoas estavam certas. Infelizmente, a maioria das pessoas hoje não atender a sua ingestão de 5-10 porções de legumes frescos por dia. Os vegetais mais consumidos são as batatas (sob a forma de batatas fritas) e os tomates (sob a forma de ketchup e molho de tomate). Ambos faltam os nutrientes importantes que os vegetais mais saudáveis, tais como brócolis, folhas verdes, pimentas, cebolas, e assim por diante fornecem.
 
5 Dicas de Nutrição para Manter seu Intestino Saudável
Vegetais e frutas


As frutas e legumes são ricos em fibra dietética, que é um dos principais nutrientes necessários para um intestino saudável. Fibra dietética ajuda a diminuir a velocidade da digestão, certificando-se de que seu intestino é capaz de absorver todos os nutrientes encontrados nos alimentos que você come e, em seguida, também acelera o processo de excreção, garantindo que resíduos tóxicos não permaneçam em seu corpo por muito tempo. Pense na fibra como o regulador mestre em termos da passagem do alimento através de seu sistema. Se você comer adequadamente, seu corpo saberá a velocidade perfeita para empurrar o alimento através de seu intervalo digestivo.

2 – Coma frutas de maneira inteligente

Em seguida irá adicionar a fruta a sua dieta, não apenas porque fornecerá a fibra observada acima, mas também porque determinados frutos são uma fonte rica de enzimas digestivas. Comer estes antes ou com sua refeição ajudará a promover uma melhor digestão geral, reduzindo as chances de que você ficar com aquela sensação de inchaço, com gases ou dor de estômago. Quais frutas você deve focar? As melhores fontes incluem mamão, abacaxi, juntamente com manga.

Muitas pessoas não produzem facilmente certas enzimas digestivas naturalmente, por isso, se eles estão falhando para obtê-los através de fontes de alimentos, isso tornará mais difícil tolerar os alimentos que consomem. Além de comer essas frutas, você também pode considerar tomar um suplemento enzimático específico. Por exemplo, para aqueles que tem gases após o consumo de produtos lácteos, isso é porque seu corpo não está produzindo lactase suficiente, uma enzima que ajuda a digerir a lactose, o açúcar do leite. Se eles complementam com lactase, isso pode ajudar a remediar a situação. Se você notar que certos alimentos tendem a dar-lhe problemas, preste atenção a isso, pois ele pode lhe dar pistas em seu status de enzima digestiva. No entanto é aconselhável uma consulta com seu nutricionista.

3 - Consumir alimentos fermentados

Em seguida, na lista de coisas para promover a saúde do seu intestino é se concentrar em incluir alimentos fermentados em seu programa de dieta diária. Alimentos fermentados contêm probióticos, que são as bactérias saudáveis que ajudam a equilibrar as "bactérias más" no intestino, garantindo que você fique em equilíbrio adequado. Os melhores alimentos fermentados para consumir incluem kefir, iogurte, chucrute e kimchi. Comer apenas uma porção destes por dia pode fazer uma grande diferença no seu estado probiótico global.

Ao comprar iogurte, certifique-se de que ele diz que ele contém culturas bacterianas vivas. Nem todo o iogurte será rico em probióticos, então você precisa escolher com sabedoria.

4 – Coma em horários regulares

Seu horário de comer é sempre o mesmo? Ou em alguns dias você almoça ao meio-dia e outros dias você não come até as 3 da tarde? Se assim for, isso pode estar levando a má saúde intestinal. Tente o melhor que puder para regular seu horário de comer. Isso ajudará a treinar seu corpo como quando deve esperar comida e também ajudar a manter seus intestinos regulares. Seu corpo, por natureza, adora manter a homeostase, então quanto mais você puder fazer para ajudá-lo, melhor você estará. Comer regularmente realiza essa tarefa. Esse assunto já foi abordado neste link.

5 - Limite o uso de cafeína e álcool

Duas substâncias que você vai querer limitar de seu plano de dieta são cafeína e álcool. A cafeína fará com que o estômago se torne mais ácido, o que pode desequilibrar o pH adequado do intestino e levar a muitos efeitos colaterais indesejáveis, incluindo sensação letárgica, insônia, ossos frágeis, bem como o inchaço. Além disso, demasiada cafeína, especialmente com o estômago vazio, pode levar a úlceras de estômago também, mais uma razão para evitá-lo.

Álcool, por outro lado, deve ser evitado, pois ele próprio é uma toxina para o seu sistema e só vai sobrecarregar cada célula de seu corpo que irá rapidamente tentar excretá-lo. Lembre-se de que não há nutrientes no álcool, então realmente não lhe faz nenhum bem consumi-lo. Quanto mais você consome, mais danos potenciais você faz à sua saúde intestinal.



Com isso, você tem as etapas a seguir se você espera ter um intestino mais saudável. Não subestime o quanto sua saúde intestinal impacta no seu corpo. Comece a tomar medidas agora para que você possa ter um amanhã mais saudável.

Gostou das dicas? Então conheça 5 dicas fantásticas que irão te ajudar a emagrecer em 2017.

Clique neste link e baixe gratuitamente um e-book que meu amigo Wellington me deu com 8 receitas que ajudam a emagrecer e são uma delícia.

Emagrecer, dicas de emagrecimento, emagreça em 2017, seca barriga

Nenhum comentário:

Postar um comentário